Voluntários que atuaram nas tragédias do Pantanal, Mariana e Brumadinho trabalham no resgate das búfalas de Brotas

Médicos veterinários, auxiliares e resgatistas se mobilizaram para o resgate de mais de 1 mil animais que foram encontrados em situação de maus-tratos em fazenda no interior de SP.

Publicado em 11/24/21, 11:16 PM

Voluntários que atuaram nas tragédias do Pantanal, Mariana e Brumadinho trabalham no resgate das búfalas de Brotas

Abandonar o conforto do lar e deixar de lado o trabalho para viver acampado, debaixo do sol e realizar um serviço quase 100% braçal. Essa é a realidade de dezenas de voluntários que atuam no resgate das mais de 1 mil búfalas que foram encontradas prenhes, desnutridas e em situação de abandono em uma fazenda de Brotas (SP), cidade que fica a 246 quilômetros da capital paulista.

Parte dos voluntários, atuou no resgate de animais nas tragédias de Mariana e Brumadinho (MG) e na queimada que atingiu o Pantanal. Para eles, a situação encontrada na fazenda no interior de São Paulo já é considerada uma 'tragédia'. 

"O problema é que a gente não tem uma outra situação dessa no mundo para comparar. Tanto em questão do que fazer no manejo, do que fazer juridicamente. A gente não tem nenhuma jurisprudência na Justiça brasileira que a gente possa usar de exemplo e muito menos na questão dos animais. Uma propriedade deste tamanho todo, com tantos animais em situação de maus-tratos extremos", explicou a médica veterinária e coordenadora do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), Carla Sassi.
Carla Sassi acariciando búfalas que estão no hospital de campanha em Brotas — Foto: Fabio Rodrigues/g1

No início do mês, a Polícia Ambiental de Brotas recebeu uma denúncia e flagrou 335 fêmeas e 332 bezerros, todos do gênero bubalus (búfalos), em situação de abandono na Fazenda Água Sumida.

Com o trabalho dos voluntários, outros animais foram aparecendo na propriedade e, estima-se que sejam cerca de 1,5 mil em situação de maus-tratos.

Fonte: Ana Marin, g1 São Carlos e Araraquara

Comentários